Pular para o conteúdo principal

INTERPRETAÇÃO SEM DISTORÇÃO

    A Bíblia deve ser estudada com o máximo cuidado, como sendo a própria revelação de Deus à humanidade O estudo dos princípios e procedimentos básicos para uma fiel e acurada interpretação das Escrituras é chamado de hermenêutica bíblica. Esses princípios interpretativos foram restabelecidos pelos reformadores protestantes do século 16. Então, combinados com os avanços das análises textual e gramático-histórica realizadas durante a era do Renascimento, conduziram a uma sólida hermenêutica protestante que tem sido transmitida desde a imediata época pós-Reforma até hoje. Normalmente conhecido como método gramático-histórico (ou bíblico-histórico), essa abordagem da Escritura é adotada frequentemente pelos cristãos evangélicos conservadores, incluindo os adventistas do sétimo dia.

      Princípios 

     Há quatro princípios fundamentais para interpretação bíblica, que resultam ou procedem da evidência escriturística. O primeiro é aquele que se tornou o “grito de guerra” da Reforma Protestante, ou seja, o princípio sola Scriptura (“somente pela Escritura”). Esse princípio estabelece que somente a Bíblia tem a precedência sobre qualquer outra fonte de autoridade e constitui o fundamento e teste autossuficiente para todo conhecimento e experiência adicional (Is 8:20; Mt 15:3, 6). 

    O segundo é o princípio tota Scriptura, o qual estabelece que “toda a Escritura”, a totalidade do Antigo Testamento e do Novo Testamento, é inspirada por Deus, literalmente “soprada por INTERPRETAÇÃO SEM DISTORÇÃO Deus”, sendo assim completamente autoritativa (2Tm 3:16,17). A Bíblia é uma união inseparável do divino e do humano. Em sua inteireza, ela não apenas contém, mas equivale à Palavra de Deus (2Pe 1:19-21). 

     Finalmente, o quarto princípio estabelece que as coisas espirituais são discernidas espiritualmente (1Co 2:11, 14). Isso significa que o intérprete pode compreender corretamente as Escrituras somente através da iluminação do Espírito de Deus que as inspirou. Também envolve a necessidade da transformação operada pelo Espírito Santo no coração do intérprete (Jo 7:17). Assim, que haja sincera oração para compreender, aceitar pela fé e obedecer a tudo o que dizem as Escrituras (Sl 119:33).

 “A Escritura é universal e permanente em sua aplicação, a menos que ela mesma dê indicação específica limitada de aplicabilidade” 

José Mário da Silva Pedagogo e Teólogo filiado a ORDEM FEDERAL DE TÓLOGOS DO BRASIL, Diretor do Seminário Teológico Biblos

Comentários