Pular para o conteúdo principal

Os Tosquiadores de Ovelhas

       Muito se tem discutido, recentemente, acerca de líderes que estão tosquiando suas ovelhas. Em que sentido? Bom, devemos entender o processo de tosquia de uma ovelha para melhor compreender a essência deste texto, bem como o abrir de olhos para os cristãos/líderes deste século

    Em se tratando deste processo, primeiro a tosquia de uma ovelha é de extrema importância para o animal, pois além de remover o excesso de pelos, contribui também para dissipar o calor de forma mais eficiente e evitar a infestação de parasitos. Tudo isso contribui para a saúde da ovelha. Esta lã removida serve como benefício para o homem na confecção de vestimenta e acessórios comercializados por um alto preço devido à mão de obra empregada no processo desde o início.

    Observando este cenário, podemos perceber que é algo benéfico para as duas partes. Este é o processo de tosquia de uma ovelha. Em uma figura de linguagem denominada de prosopopeia, a Bíblia em suas citações nos assemelha como ovelhas do Bom Pastor, isto nos leva à segunda linha de interpretação deste século, visto que homens foram levantados com esta tarefa de ser pastores de rebanhos de Cristo.

     É de conhecimento geral que um pastor em sua maioria abdica de suas responsabilidades laborais em empresas públicas e privadas para viver de arrecadações de dízimos e ofertas de suas ovelhas, há ministérios que são muito grandes e bem estruturados, o que leva a uma organização e distribuição financeira mais elaborada. Seja em um ministério grande ou pequeno, estes dízimos e ofertas são convertidos em um salário para este líder, até o momento tudo bem.

     Com o aumento de igrejas e líderes no século XXI, tivemos também o desvirtuamento de princípios bíblicos como estratégia para atrair novos membros, isto levando o evangelho de Cristo a patamares de extremo impacto social. Há também igrejas que acabam copiando liturgias, rituais, normas e costumes umas das outras e aqui é onde está o problema.
Líderes que estão vendo a igreja de Cristo como máquina para gerar dinheiro de forma que venha alimentar os luxos daquele que era para estar apascentando corretamente a sua ovelha. Cristãos que são convocados a sair ao campo, a fazer visitações, dar apoio espiritual, celebrar festividades em seus templos com recursos próprios e fazer ações sociais como cumprimento da missão da igreja Universal de Cristo, mas que na maioria destes momentos o seu líder não está presente.

     Onde está o líder quando se precisa dele? Agasalhados em suas vestimentas caríssimas e bem tecidas de lã da melhor qualidade. Não me traz alegria expressar esta realidade na condição de cristão, mas como igreja de Cristo cujo objetivo propagar o evangelho e admoestar os que estão conosco, é necessário trazer a tona a dura realidade desta geração de fariseus que se fantasiam de cristãos para tirar melhor proveito das ovelhas que depositam neles a esperança de subir aos céus no dia do Senhor.
Homens que estão compondo as mais altas posições na sociedade, com grande poder de influência e com condições de expandir consideravelmente o evangelho a outras localidades a nível nacional e internacionalmente. Preferem continuar tosquiando suas ovelhas de forma errada e para proveito próprio, do que estar fazendo discípulos para a seara de Cristo.

     Dessa forma, cabe aos que ainda têm o temor de Deus em seus corações atuarem e se posicionarem ante uma geração pecadora e blasfema. Visando a defesa da Sã Doutrina que nos foi incumbida de sermos guardiões é de nossa responsabilidade ensinar a verdadeira palavra de Cristo, sem arreios nem limitações a temas pertinentes deste século dentro da mais respeitosa postura, levar aos cativos a palavra que corrige, e que ensina em justiça para que o homem de Deus possa chegar a perfeição preparado para toda boa obra. II Timóteo 3:16, 17. 

Professor Deybson Silva


Comentários